Postado 07 de janeiro de 2019

Passeios na Região dos Lagos com crianças: ideias para um roteiro por Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio em família

Visitar a Região dos Lagos com crianças? A região conhecida pelas belíssimas e badaladas praias como Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio – também tem boas opções de serem visitadas por famílias sim. E neste post aproveito para falar de passeios e como aproveitar bem com os pequenos por lá, para você montar um um ótimo roteiro e fazer de sua viagem inesquecível.

Vicente sorridente curtindo o passeio de barco em Cabo Frio/RJ

A Região dos Lagos fica cerca de 170 km seguindo ao norte do Rio de Janeiro (capital), começando por Arraial do Cabo, depois Cabo Frio e finalmente Búzios. Entre estas praias as distâncias são bem curtas, e o ideal é pegar um carro para conhecer e transitar por tudo, ainda mais com crianças, afinal, sempre tem bolsas e acessórios extras para carregar.

Se você já está acostumada(o) a levar crianças para a praia, para conhecer as opções da região não precisa fazer muita coisa diferente: leve uma bolsa equipada com o que você usa na praia – sem esquecer do protetor solar próprio para a idade, toalhas, boné, muda de roupa, repelente e talco (super aliado para tirar a “areia que não sai”) – e pode partir fazer os passeios ou mesmo aproveitar apenas para curtir a praia: várias delas já possuem estrutura de cadeiras e guarda-sol por aluguel ou mediante consumo no local.

O que fazer? 

Na região, há várias praias que possuem trilhas e mirantes. Provavelmente seja um pouco cansativo levar tudo o que você precisa para curtir esses lugares dessa forma em família, principalmente se tiver bebês e crianças pequenas, mas não se preocupe: você pode curtir as belezas destas praias através dos passeios de barco, e conhecer muitas praias e lugares lindos com conforto e muita animação.

Para ir com crianças ou mesmo bebês nos passeios, apenas se prepare para dar e revezar alguns colinhos, já que não há assentos próprios para os pequenos. Vá de mochila para ter as mãos livres, e se o bebê ainda for pequeno, o sling ou canguru são boas pedidas. Mas, se ainda quiser levar um bebê conforto ou carrinho para dentro do barco, é possível, assim a soneca fica garantida em um lugar que a criança já está acostumada.

Na alta temporada, há passeios em vários horários, desde os que começam cedinho – antes das 8h, até os que saem mais tarde e vão até umas 18h.

Cada praia possui opções diferentes de barcos. Em Búzios, há “táxis aquáticos” que te levam de uma praia para a outra, e também rodam pela região, além de outros passeios de barco.

E claro, existem também passeios completos para um período ou dia. Em Arraial do Cabo, por exemplo, você pode conhecer Praia do Forno, Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia da Ilha do Farol, Fenda de Nossa Senhora, Pedra do Gorila e Gruta Azul – em um mesmo passeio. Na temporada de 2019, este passeio mais longo fica no valor de R$ 80,00 e inclui mesmo almoço. Esse passeio dura 5 horas, é o mais bonito e completo. Fomos quando Vicente tinha 10 meses e valeu muito à pena, apesar de cansativo.

Nosso último passeio de barco, em janeiro de 2019, foi em Cabo Frio com a família toda. Esse passeio dura 3 horas, e sai por R$ 50,00 por pessoa. Com um trajeto mais curto, o barco pára para mergulho na Ilha dos Papagaios e na Praia do Forte. Na primeira parada, um mergulho em um mar transparente e calmo, protegido pela ilha.

Na segunda, um outro ponto de vista da praia mais conhecida. As refeições são vendidas no barco, com opções de peixe e churrasquinho. Em apenas 3 horas, nos divertimos muito e vimos paisagens lindas!

Passeio de barco em Cabo Frio/RJ

 

Onde comer? O que comprar? Onde se hospedar?

Além dos atrativos naturais, a Região dos Lagos tem ruas muito charmosas, como a Rua das Pedras de Búzios, cheia de restaurantes e lojinhas. O passeio nessa rua é imperdível, até para quem quer ir só conhecer e tomar um sorvete gostoso com as crianças. Para quem busca uma refeição rápida e vai com bebês, recomendo o excelente Buzin, self service com comida de alta qualidade e o melhor trocador da região. No quesito “lojinhas”, a Criamigo oferece uma montagem de um bicho de pelúcia personalizado, do acordo com o gosto da criança – e inclui até Certidão de Nascimento e casinha!

Búzios tem o centrinho mais agitado de todos da região. Já Arraial do Cabo é onde a noite fica mais pacata e sossegada, e Cabo Frio é um “meio termo” das duas, com muitas opções de sorveterias e fliperamas na orla da Praia do Forte. Porém, considere sempre a época: a altíssima temporada naturalmente fica mais agitada justamente por ter gente por todos os lados, seja onde for.

E claro, você pode escolher uma pousada ou hotel com estrutura apropriada para curtir a estadia na Região dos Lagos com crianças, as opções são as mais variadas – para muitos gostos e bolsos!

Veja aqui as opções de hospedagem com crianças em Búzios, aqui as opções de hoteis para famílias em Arraial do Cabo e aqui as sugestões em Cabo Frio.

Que tal planejar seu roteiro com vários passeios no mar, aproveitando em seguida a praia, e de noite o charme da Região dos Lagos? Espero que tenham gostado das dicas, e se forem, é tudo muito lindo, prometo que vocês não vão se arrepender!

* Esse post contém links de afiliados: caso você faça uma reserva por um destes links, vamos receber uma pequena comissão – mas garanto que você não paga nada a mais por isso! É assim que conseguimos arcar com as despesas para manter esse blog no ar e continuar trazendo conteúdo de qualidade. Então, se te ajudamos de alguma maneira, por favor, não se esqueça de fazer sua reserva pelos nossos links. Obrigada!

Gostou? Então salve para depois ou compartilhe com o seu mundo:
Comente via Facebook
Comente no Blog